Agende seu evento!

(34)99156-7871

(34)99687-1857

NOTÍCIAS

Laboratório Municipal está interditado, população não ficará desamparada e será atendida por entidades particulares

Depois de sofrer anos com o descaso e a negligência das gestões anteriores, o Laboratório Municipal foi lacrado por agentes da Vigilância Sanitária na manhã desta segunda-feira, dia 11 de janeiro.

De acordo com Nathana Gabriela de Sene Batista Marques, fiscal da Vigilância, foram encontradas diversas irregularidades no local. “Encontramos mofo e rachaduras nas paredes, materiais entulhados, produtos armazenados de maneira incorreta e isso certamente compromete a qualidade dos exames. De acordo com o nosso relatório foi feita uma inspeção no ano passado e a Prefeitura não conseguiu o alvará de funcionamento, a gente acredita que por se tratar de um órgão público, eles deixaram essa situação parada. Mas, agora é impossível manter o prédio de portas abertas”.

Ainda segundo Nathana, não é possível determinar durante quanto tempo o Laboratório ficará de portas fechadas. “Só vai ter condições de voltar a funcionar depois de arrumar os itens mais urgentes, mas eu acredito que o ideal seja efetuar uma ampla reforma no prédio o até mesmo que o Laboratório passe a funcionar em um novo local”.

O prefeito Bruno Augusto esteve acompanhando a inspeção e ressaltou a importância do trabalho executado pela Vigilância. “Infelizmente, nós sabemos que durante muito tempo a Vigilância teve o seu trabalho limitado no município, mas a partir de agora o órgão terá total autonomia, inclusive para fiscalizar os prédios públicos”.

O prefeito também destaca que a medida de interditar o Laboratório é necessária tanto para resguardar os servidores do local como também para proporcionar um melhor atendimento à população. “Quero garantir que o povo não será prejudicado, hoje mesmo remanejamos os pacientes que aguardavam atendimento para laboratórios particulares, inclusive disponibilizamos veículos para levar essas pessoas até os novos locais de coleta dos materiais. Os exames que já estavam agendadas serão remarcados nesses laboratórios parceiros e obviamente os pacientes serão avisados dessas mudanças”.

Bruno Augusto afirma que a intenção da Prefeitura é construir uma nova sede para o Laboratório Municipal. “Até já entrei em contato com vários deputados enviando as fotos que foram registradas na semana passada e mostra o estado lamentável do prédio. E iremos atrás de emendas ou até mesmo de parcerias para construir o Laboratório que ficará no Hospital Frei Gabriel”.

A secretária de saúde, Lamonise Ribeiro, afirma que uma reunião com todos os proprietários de laboratórios particulares da cidade já está agendada. “Mas já havia um desses laboratórios prestando serviços para a Prefeitura e um segundo foi mobilizado em caráter emergencial. A população não ficará desassistida, todos serão atendidos e os servidores do local serão relocados para outros setores da saúde”.

Apesar da precariedade do prédio, Lamonise garante que os técnicos do Laboratório Municipal trabalhavam dentro da legalidade e ofereciam um serviço de excelência à comunidade. “A estrutura não estava adequada, no entanto os profissionais são excelentes e garantiam a integridade de todos os exames”.

Iraci da Silva, moradora do bairro Ipê Amarelo, estava no local para colher sangue, já que em breve ela irá passar por uma cirurgia, e acompanhou a ação dos fiscais da Vigilância Sanitária. “Sempre que preciso, sou bem atendida pelos servidores daqui, mas realmente a gente reparava que a estrutura não estava boa, fico satisfeita em saber que o prefeito pretende construir um novo prédio para nos atender melhor e nos dar mais conforto”.