NOTÍCIAS
Manifestação: cinco uberabenses tiveram prisão preventiva decretada em Brasília
Cinco uberabenses participantes da manifestação do dia 8, em Brasília, tiveram a sua prisão em flagrante convertida em preventiva. Os liberados para retornarem a Uberaba, deixando a penitenciária da Papuda, agora são três. Com as mesmas obrigações, que começa pela apresentação à Vara das Execuções Criminais em Uberaba.

Agravamento
Sem se referir diretamente aos uberabenses, mas a todos os manifestantes que tiveram prisão preventiva decretada, o ministro Alexandre de Moraes justificou a medida como necessidade de manter a ordem pública e não atrapalhar as investigações. Segundo ele, os presos nessa situação (prisão preventiva) podem ser enquadrados em até sete crimes, pois as suas condutas são gravíssimas.
A partir de informações recebidas da Polícia Rodoviária Federal, a PF em Uberaba instaurou seis inquéritos policiais para investigar responsáveis e participantes de bloqueios de estradas ocorridos no ano passado, em especial na BR-050.
Duas dezenas
Mais de vinte manifestantes foram identificados pela PRF, que teve muito trabalho para desobstruir a BR-050, a preferida dos bloqueadores na região de Uberaba. A lista com nomes e outros dados dos identificados foi para o MPF e a Polícia Federal.
Menos grave
Patrulheiros chegaram a ser hostilizados em vários momentos, mas não houve nenhuma agressão física, atesta o inspetor Rocha Neto, ressaltando que na lista dos identificados não consta nenhum cidadão que estivesse apenas se manifestando. Não faziam parte da turma de bloqueio.
Contrato reduzido
Codau reduziu o valor do contrato firmado com a BV Ambiental, excluindo alguns itens da prestação de serviços acordada. O contrato caiu de R$ 1 milhão 54 mil para R$ 861 mil 300. Autarquia foi consultada sobre os serviços retirados do contrato, mas não respondeu até às 20h30 desta 4ª feira. Quando responder, as informações serão publicadas.
Candidatos
Dois uberabenses e um uberlandense que disputaram sem sucesso cadeiras no Legislativo em 2016 e 2020 estão entre os presos pelos protestos do dia 8 em Brasília.
Restrições
O uberabense liberado da Papuda nesta 4ª feira pelo ministro Alexandre de Moraes terá obrigações a cumprir durante o período em que responderá a inquérito policial em liberdade. Se tiver passaporte, o documento será cancelado, assim como porte e registro de arma.
Toda semana
Depois de comparecer à Vara das Execuções Penais no Fórum Melo Viana, nesta 5ª feira, o liberado terá de repetir isso toda semana, além de não poder se ausentar de Uberaba, usar as redes sociais e se comunicar com outros investigados.
Para todos
A essas restrições se submeterão todos os apenas manifestantes presos após o episódio do dia 8 em Brasília. E ainda há a possibilidade de serem obrigados a usar tornozeleira eletrônica.
Expectativa
O advogado de outros doze uberabenses, Douglas Lacerda, tem a expectativa de que todos sejam liberados, pois não se envolveram na invasão e depredação dos prédios do três Poderes.
Fonte: JM Online
Imagem: Inspetor chefe da PRF, José Rocha Neto (Foto/Jairo Chagas)