Agende seu evento!

(34)99156-7871

(34)99687-1857

NOTÍCIAS

Testes rápidos detectam Hepatites virais em 15 minutos

As Hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por vírus e algumas hepatites se manifestam devido ao uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
A Campanha Julho Amarelo lançada pelo Ministério da Saúde este ano alerta para a importância da prevenção, dos cuidados, da vacinação e dos testes rápidos disponíveis na rede pública.
Em Frutal, o teste rápido para detecção das Hepatites B e C pode ser feito na Unidade de Saúde ou no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA. O processo é muito simples, a pessoa não precisa de pedido e nem estar em jejum. “Basta ela chegar ao CTA e solicitar o exame, o resultado sai em 15 minutos”, informa a coordenadora Juliana Lopes Souza.
Além do teste rápido, o CTA realiza ainda os exames específicos para confirmação do resultado, caso seja positivo, o paciente é encaminhado para atendimento com uma psicóloga que faz as orientações necessárias e posteriormente ele segue para o tratamento com o médico infectologista. “Caso ela queira fazer o exame na rede privada não tem problema, porém, a medicação só é fornecida via SUS por meio da nossa Unidade”, lembra a enfermeira.
Conforme relata o médico infectologista do CTA, Flávio Bugiga, existem cinco tipos de Hepatites virais: A, B, C, D e E, sendo a B e C as mais comuns no município. Em Frutal, de janeiro a junho deste ano foram registrados pelo CTA seis casos das doenças.
Conforme explica o médico, contra a Hepatite A há vacina somente na rede privada e contra a Hepatite B a dose é disponibilidade na rede pública. Já as Hepatites C e D não há vacina, só métodos de prevenção. “Quem nunca passou pelo teste rápido é importante fazer para saber se tem imunidade contra a Hepatite B ou se precisa refazer a vacina”, ressalta Flávio.
Os principais sintomas das Hepatites virais são febre alta, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal na parte superior à direita, aumento do fígado, olhos amarelados (icterícia). “Hepatite crônica pode ser assintomática e, com o passar dos anos, a pessoa desenvolver cirrose ou insuficiência hepática”, alerta o médico.
De acordo com Flávio Bugiga, a Hepatite A geralmente é aguda, ou seja, causa sintomas, a doença fica um tempo no organismo e depois ela sara sozinha; já as Hepatites B e C podem se tornar crônicas, com o uso de medicação é possível controlar a hepatite do tipo B e curar a Hepatite do tipo C.
A Hepatite A é transmitida com o uso de material contaminado como verdura mal lavada, as Hepatites B e C geralmente o contágio é via secreção seja por relação sexual, contato sanguíneo ou compartilhamento de seringas. “Quem tem uma vida sexual ativa, se expôs a algum tipo de risco, é fundamental fazer o teste rápido na rede pública ou procurar a rede privada para fazer os testes sorológicos”, finaliza o infectologista.
No CTA, o teste rápido no público geral é realizado às 9h, nas terças, quartas e quintas-feiras. A Unidade está localizada na Rua Prudente de Morais, nº 643, centro. O telefone para mais informação é o 3423-2615.